26.7.14

Tumblr vs Blogger (Meu ponto de vista)

 Bom dia!!!! Hoje eu estava me perguntando quais os prós e contras do tumblr em relação ao blogger. Ambos são plataformas conhecidas e muito utilizadas não só para rede social, mas também para algo pessoal e/ou relacionada a artistas. A algum tempo eu vivia com vontade de personalizar meu tumblr que foi criado em 2011, mas pela sua complexidade em relação à design, sempre voltava ao blogger, aonde eu já havia começado a desenvolver melhor. No entanto, recentemente após trabalhar bastante, comecei a me familiarizar com o tumblr e vi quantas qualidades ele tem as vezes melhor em relação ao blogger. Por isso, formulei alguns itens para mostrar a meu ponto de vista os prós e contras das duas plataformas em relação a outra. Quero deixar claro que é meu ponto de vista, pessoal, e não quero compará-los e dizer qual é melhor. Tomei liberdade também de avaliar com nota de 0 a 10,0 tal item.


Tumblr: 10,0   Blogger 8,0

No tumblr é possivel soltar a imaginação quando o assunto é html. Você cola seus códigos em diversos lugares sem restrição das tags div. No Blogger, quase todas as vezes, o html não aceita tags de imagem abertas, ou div em certos lugares do código. No tumblr, algo só bagunça quando há uma div fora do lugar ou a mais. No blogger, qualquer trecho que você ache insignificante, pode acabar com seu código inteiro. A algum tempo era irritante editar um theme no tumblr pelo fato de a pesquisa dele ser ruim. Algumas vezes o trecho pesquisado não era encontrado, mas logo após algumas manutenções do próprio site, a pesquisa passou a ser funcional. O que ocorreu com o blogger foi ao contrário. Sua pesquisa era mais simples e melhor de ser feita, mas após atualizações do site, ela ficou mais complicada.

 Tumblr: 10,0  Blogger 5,0

No tumblr, desde que você dê uma tag ao post, é possível que sua postagem ganhe inúmeros likes, enquanto no blogger é necessário toda uma divulgação. Enquanto no tumblr, seus posts sempre aparecem na pesquisa da plataforma e dashboard dos usuários, no blogger apenas quem te segue visualiza os posts. Para alguém que não conhece seu blog visualizar algo seu, essa pesquisa deve ser feita minunciosamente, para que as palavras chaves leve a pessoa diretamente à seu blog.

 Tumblr: 10,0  Blogger 0

A maioria dos usuários do Tumblr estão acostumados ao reblog, recurso já disponibilizado pelo próprio site, o que impede plágios, já que todas as notas e likes mesmo da postagem reblogada irá diretamente para você. No blogger, as pessoas costumam copiar todo o conteúdo e repostar( ctrl+c e ctrl+v), obtendo todo os créditos pelo seu post. Há recursos como blog this, mas não é bastante comum ter isso nos templates. O que ajuda para o crescimento do temido Plágio.

Tumblr: 0  Blogger 10,0

No tumblr não é possível comentar, a não ser que o postador deixe a opção responder a postagem. Mas isso também não é útil caso seja uma dúvida, pois é impossível responder àquela pergunta. Há como colocar os comentários do facebook no tumblr, mas o dono dele não recebe notificações, ou seja, dúvidas mesmo só podem ser tiradas através da ask. No blogger no entanto, há a opção dos usuários e leitores do blog deixarem o comentário com opção de resposta feita pelo postador. O que o deixa  organizado e o dono do blog recebe a notificação por e-mail.

 Tumblr: 10,0  Blogger 0

No tumblr é possível dar outra aparência totalmente distinta do seu blog para uma página expecífica. Uma página extra como about, tags, contato e etc. Nele é possível escolher a opção de personalização em que você pode optar por um design mais elaborado, com outro tema e personalização. No blogger no entanto, toda e qualquer página que você crie, sempre terá o mesmo design do seu blog, ou seja, ela não é tão personalizável.

 Tumblr: 5,0  Blogger 10,0

O Tumblr não possui a opção de gadget e javascript serem adicionados externamente por uma página de layout. Todo e qualquer item do seu theme deve-se ser adicionado dentro do html do theme com a devida personalização e edição. No blogger, com a página de elementos ou layout, é possível adicionar por fora os seus itens como códigos de efeitos, gadgets de rede sociais ou mensagens para os leitores e posicioná-los a gosto.

 Tumblr: 0  Blogger 10,0

No tumblr não é possivel, ou raramente é possível, adicionar algum código de html no post como players de audio, mais de um video, ou imagens com efeitos. No blogger no entanto, é possivel adicionar qualquer html bem feito como vários códigos de videos ou players de audio. No tumblr também não é possivel adicionar várias músicas ao mesmo tempo, ou videos em uma mesma postagem. Porém, a vantagem do tumblr é que você pode adicionar um video por url e não precisa apenas ser por código de embed.

 Tumblr: 10,0  Blogger 6,0

Para seguir o tumblr  é rápido e fácil. Se o usuário já estiver logado em sua conta, com apenas um clique sem carregamento de página extra nenhuma, o leitor já está seguindo o tumblr. No blogger, será aberta uma janela aonde o usuário que quer seguir o blog irá ver coisas como imagens, seguir anonimamente entre outras opções. No tumblr não é possivel seguir anonimamente um tumblr, e é avisado pelo e-mail. No blogger, você tem que ficar de olho no gadget para ver se seus números aumentaram.

 Tumblr: 6,0  Blogger 0

No tumblr há algumas extensões para se saber qual usuário te deu unfollow. Caso você tenha uma lista de quem te seguiu, você pode pesquisar a url de tal seguidore e o tumblr fala se ele está te seguindo ou não. No blogger, a não ser que você anote os seguidores ganhados, é impossível saber quem te deu unfollow, ou que te segue de maneira anônima. Obs.: Dei nota 6 ao tumblr porque ele não te fala com precisão que deu unfollow e só começa a contagem após a instalação da extensão.

 Tumblr: 10,0  Blogger 6,0

A organização do tumblr em relação aos blogs secundários é ótima e visível. Assim que você entra em sua conta, o seu perfil é ativado, o perfil que foi criado a conta e que só você tem acesso. Os seus blogs estão todos embutidos o que facilita na hora de apenas navegar pela sua dash. No blogger, todos os seus blogs, incluindo os de testes e secundários estão organizados pela ordem em que foram atualizados, ou seja, todos ficam ali ocupando espaço desorganizadamente e atrapalhando sua navegação. Arrisco até a dizer que as vezes essa lista de blogs atrapalha no carregamento das atualizações.

Tumblr: 5,0  Blogger 8,0

As estatísticas do tumblr em relação à visualizações e notas são meio vagas. Mostra seu total de notas, quantos seguidores você ganhou em tal período e a postagem popular. Além das últimas notas do seu tumblr. No blogger no entanto, mostra gráficos mais detalhados, como quantas visualizações por semana ou dia, origem de tráfego, postagens mais vistas, páginas do blog mais vistas. Navegador mais usado e por fim país de onde sairam mais visitantes. Com certeza uma vista mais completa.

Esse foi um post longo, mas eu tentei ser clara ao máximo. Pessoalmente eu estou num momento que além de viciada no tumblr, só vejo coisas boas em relação à ele. Às vezes também percebo que o Blogger tem suas ferramentas, mas alguns dos recursos que tento utilizar não funciona nele como por exemplo alguns tipos de menus pop up. Enfim, fica a critério de cada um escolher sua plataforma preferida. Espero que tenham gostado do post e deixo abaixo os links do meu tumblr e blog.

16 comentários:

  1. Eu não tenho nenhum dos dois ainda, mas vejo que o Tumblr é bem mais funcional e útil que o blogger.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, as opções deles são ótimas, principalmente para quem quer algo pessoal.

      Excluir
  2. Adorei como você colocou os prós e contras, eu ainda sou meio nova na net e ainda não possuo blog e tals, mas se eu tiver vontade, com certeza escolheria o tumblr, pelo menos pelas suas colocações o achei melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!! Nele é mais fácil das pessoas encontrarem seu blog pelas tags, se alguém me pedisse conselho eu sugeria o tumblr com certeza!

      Excluir
  3. Quando comecei com essa coisa de blogar, eu até tentei fazer blogspot e tal, mas achei o tumblr melhor. Bem mais fácil de ser visto e de ver.
    http://anna-prata.tumblr.com/

    ResponderExcluir
  4. Eu sempre tive vontade de ter blog, mas acho o tumblr mais chique e mais bonito, sem contar que é igual você citou, quando a gente tagueia os posts há mil vezes mais chances de ser visto mesmo por pessoas que não te seguem. Adorei o post.

    ResponderExcluir
  5. Achei super legal como você mostrou os pontos fracos e fortes de cada um. Adorei!!!! Eu prefiro o tumblr por ser mais fácil das pessoas acharem meus posts.
    http://ayu-my-way.tumblr.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tentei ser neutra, mas dá para perceber o quanto eu favoritei o tumblr. É verdade, também o prefiro por isso.

      Excluir
  6. Adorei bem legal o post. Você colocou bem suas opiniões e achei super legal ler.
    http://juliete-soares.tumblr.com/

    ResponderExcluir
  7. Eu preferi blogger porque eu já vinha acompanhando alguns a tempos. Mas concordo quando o Tumblr é o melhor no quesito de visualizações.
    angy-world.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Eu até usei o blogger por algum tempo, mas depois de me mudar para o Tumblr eu vi que era mil vezes melhor. Adorei o post.
    i-love-cosplays.tumblr.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é fato. No tumblr é muito mais fácil de ganhar likes por exemplo.

      Excluir

 
Design by Fernanda Summers